TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PROFESSOR – FRANCILDO
TRABALHO
A COMUNICAÇÃO NOS SECULOS XX E XXI
ALUNO – JOSÉ FRANCISCO DA SILVA
Não podemos falar sobre Comunicação sem lembrarmo-nos das dificuldades outrora vividas e sofridas, por não conseguirmos noticias de um ente distante, e a falta de conhecimento de fatos ocorridos num universo por mais próximo que se desse.
Como também não se lembrar do grande gênio criador do cinema mudo, Charlie Chaplin, que sem sequer uma única palavra pronunciar nos transmitia toda a grandeza de sua mensagem, ora nos fazendo refletir, ora quase nos matando de rir, obras imortalizadas.
No século XX começaram a surgir novas formas de comunicação em massa.
O TELEGRAFO, inventado por Samuel Morse em 1835, foi um importante meio de comunicação. Transmitia mensagens através de fios utilizando o código Morse.
Foi aperfeiçoado e inaugurado em Portugal a primeira estação de Telegrafia sem fios no ano de 1902.
O TELEFONE, inventado por Alexander Bell em 1876. No entanto tornou-se acessível na década de quarenta do século XX, instalado o numero um na estação dos Correios, o numero dois na venda de Jorge Flores de Matos, outros nas residências de ilustres pessoas, como uma propagação muito lenta.
Ainda nos anos 40 aparece o RÁDIO, uma grande via de comunicação, claro com muitas deficiências de captação de som e para agravar só tinha energia elétrica nas grandes Vilas, daí surgiram os rádios a pilhas que foi um passo gigantesco.
Em 1957 surgi em Portugal a TELEVISÂO em preto e branco, um meio de comunicação que nos trás som e imagem em tempo recorde revolucionando o mundo. E na década de 80 (sec. XX) é a vez da televisão a cores.
No fim do século XX é a hora do TELEMÓVEL, que em conjunto com a INTERNET, tornaram-se o grande trampolim para a atual evolução tecnológica do século XXI.
Hoje vivemos num mundo globalizado, só precisamos apertar uma