mars x daes
Marx, Daens e a sociedade capitalista industrial
Daens: um grito de justiça relata a história real que se passa na cidade de Aalst, norte da Bélgica, na segunda metade do século XIX.
Época em que a Europa caminha para a construção de uma realidade urbano-industrial – e que por todas as mudanças nas relações sociais que isto implicou foi chamada de Revolução -, o filme se estrutura nas consequências problemáticas que o contexto social instável da época traz para o indivíduo nele inserido. Estas reconfigurações sociais são, para Marx, o resultado da luta de classes, que foram sempre a força propulsora de seu desenvolvimento e a própria materialização da história de todas as sociedades (teoria do materialismo histórico). Daens mostra ainda o papel revolucionário da burguesia ao desconstruir as relações feudais, transformar a política de Estado, as relações sociais e os valores morais vigentes até então.
Relatando o cotidiano de extrema miséria vivido pelos trabalhadores da pequena região têxtil, o que incluía o trabalho de mulheres e crianças em condições que hoje seriam consideradas trabalho escravo, a obra