Técnicas de comunicação e expressão
Tema: Linguagem e Sociedade
Subtemas: Funções sociais da linguagem; Linguagem e desigualdade social.
Docente: Antero José da Trindade Lousada de Freitas
Discentes: Ana Meireles nº25110
Andreia Miranda nº24170
Cátia Maia nº25124
Eduarda Meireles nº25075
Educação Social, 1º ano
Dezembro 2011
Índice
Introdução 3
Funções da Linguagem 4
Linguagem e desigualdade social 6
Conclusão 8
Bibliografia 9
Web grafia 9
Anexos 9
Preconceito e Discriminação 9
Introdução
No âmbito da unidade curricular Técnicas de Comunicação e Expressão para a elaboração deste trabalho foram-nos fornecidos vários temas. Dentro desses temas escolhemos o tema referente á Linguagem e Sociedade, no qual abordaremos os subtemas: Funções sociais da linguagem e Linguagem e desigualdade social.
A linguagem é um sistema organizado de símbolos ao serviço das sociedades humanas.
Este sistema é amplo, complexo, extenso pois possui propriedades particulares que permitem a codificação, a estruturação das informações sensoriais, a captação e a transmissão de sentidos, que beneficiam a interação entre os homens.
A linguagem humana é uma manifestação cultural. Ela relaciona-se com padrões de comportamentos, crenças, conhecimentos, realizações, costumes que podem ser apreendidos de geração a geração. O ser humano caracteriza o sentido às linguagens que cria. Ele cria palavras, gestos, símbolos, ou seja, formas de expressar suas ideias.
Desde que nascemos, estamos inseridos no mundo da linguagem. Crescemos num universo de sons, de gestos e sinais, através dos quais passamos a interagir com tudo o que nos rodeia. O nosso pensamento e a forma de compreendermos as coisas, começa, então, por primárias palavras acerca do nome das coisas existentes no mundo.
Funções da Linguagem
Função Emotiva
A função emotiva/expressiva baseia-se numa expressão direta da emoção do emissor,