Técnicas de comunicação escrita
A comunicação é a principal forma de interação dos seres vivos, segundo Lasswell qualquer ser vivo precisa dela para sobreviver. Para tanto, é necessário conhecer os alicerces dessa ferramenta, para que seja utilizada da forma correta, visando o entendimento completo e correto de todos os envolvidos no ato da troca de informações.
Neste material, será abordado as vertentes da comunicação escrita, de como fazê-la corretamente, discutindo a estrutura da comunicação e como esta funciona. Os erros que não devem ser cometidos para que haja a interação e o entendimento corretos, produzindo assim o efeito desejado.
Comunicar-se
A função básica da comunicação é gerar respostas, ou seja, a interação ocorre a partir dela e é assim que podemos realizar as mais variadas tarefas do dia a dia. Mas, se por algum motivo, ocorrer uma falha no entendimento entre os indivíduos envolvidos, a resposta gerada por uma ou ambas as partes pode não ser a esperada.
A comunicação escrita
Toda comunicação escrita deve ser clara e objetiva, garantindo que seu destinatário entenda e produza a solicitação da forma correta e desejada pelo seu remetente. Para efeito avaliativo, se houve a produção correta do que foi pedido, a comunicação foi eficaz. Assim sendo, é necessário, através da escrita particularmente, que se torne comum ao destinatário a ideia que o remetente tem em mente “escrever bem é tornar comum aos outros o nosso pensamento”.
Para escrever bem e corretamente, é preciso se atentar a produção da resposta, tornar comum o pensamento que se deseja passar e persuadir o leitor/ destinatário a realizar o que foi pedido. Atenção ao fato da gramática, que é essencial, mas somente um elemento a ser somado a esses três requisitos, pois “não adianta escrever bonito e conforme as regrinhas gramaticais, se a ideia que temos na cabeça não chegar aos outros.”
Interferências
Haverá sempre interferências que podem prejudicar a produção