Técnicas de aquecimento com bico de bünsen
Conteúdo Resumo 3 Introdução 3 Procedimento Experimental 4 Resultados e Discussão 7 Conclusão 12 Referências Bibliograficas 13
Resumo
Neste experimento foram observadas as técnicas de manuseio e aplicações do Bico de Bünsen no aquecimento de líquidos, e os tipos de chama do Bico de Bunsen que variam conforme a quantidade de oxigênio a que ele é exposto.
Sendo necessária a mistura de ar e oxigênio para se obter uma chama não luminosa e pura sem vestígios de fuligem. O Bico de Bunsen é muito utilizado no aquecimento de substancias não inflamáveis, manipulado em béquer, tubos de ensaio, cadinhos de porcelanas e outros utensílios de laboratórios que podem ser expostos ao calor da chama, aquecendo 100 ml de água destilada em um Béquer observou-se que a medida que o tempo passa a temperatura da água aumenta.
Introdução
O aquecimento de substâncias é um procedimento muito comum em laboratórios químicos.
Existem vários tipos de aquecimento disponíveis, a escolha do sistema apropriado depende de vários fatores como, por exemplo, tipos de substancias inflamáveis. a serem aquecidas, taxa e temperatura de aquecimento desejada.
O relatório técnico tem como objetivo relatar mostrar formas de aquecimentos empregados no dia a dia em laboratórios químicos, como a apresentação produzida pelo bico de Bunsen a queima de um palito de madeira em diferentes regiões da chama, também o aquecimento de água destilada em tubo de ensaio, um copo de béquer com a chama do bico de Bunsen, a calcinação, o banho maria, e o banho de areia.
O bico de Bunsen é um dispositivo usado em química para efetuar aquecimento de soluções em laboratório. O bico de Bunsen foi aperfeiçoado por Robert Wilhelm Bunsen, a partir de um dispositivo desenhado por Michael Faraday. Em biologia, especialmente em microbiologia e biologia molecular, é usado para manutenção de condições estéreis quando a manipulação de microorganismos, DNA