Técnica de aquecimento bico de bunsen
TÍTULO: BICO DE BÜNSEN E TÉCNICAS DE AQUECIMENTO
SANTO ANDRÉ
2013
TÍTULO: BICO DE BÜNSEN E TÉCNICAS DE AQUECIMENTO
Relatório sobre experimento químico laboratorial realizado como parte dos requisitos para aprovação na disciplina de Química.
SANTO ANDRÉ
2013
AGRADECIMENTOS
Ao Orientador, obrigado pela orientação e pelo conhecimento repassado nos dando a oportunidade de aprofundar nosso conhecimento na disciplina de química.
RESUMO
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A FORMA CORRETA DE MANIPULAR UMA PEQUENA PARTE DE VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO LABORATÓRIO QUÍMICO, CONHECER DIFERENTES TIPOS DE PIPETAS E SUAS UTILIZAÇÕES DE FORMA CORRETA, MEDIR VOLUMES DE MANEIRA PRECISA E TRANSFERI-LOS PARA OUTROS RECIPIENTES. PARA UTILIZARMOS A TÉCNICA DE PIPETAGEM É NECESSÁRIO QUE SE FAÇA A AMBIENTAÇÃO DA PIPETA, PARA QUE SEJAM ELIMINADOS OS RESÍDUOS DE OUTRAS SOLUÇÕES PRESENTES NA MESMA. PARA QUE A PIPETA SEJA AMBIENTADA DEVEMOS CALCULAR UM QUINTO DE SUA CAPACIDADE E ENXAGUAR COM A SUBSTÂNCIA QUE SERÁ MEDIDA POR TRÊS VEZES CONSECUTIVAS, DESPEJANDO O LÍQUIDO UTILIZADO A CADA ETAPA EM UM BÉQUER. DEPOIS DE SEPARAR OS MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS E COLOCÁ-LOS Á BANCADA DE TRABALHO, INICIA-SE O PROCEDIMENTO DE PIPETAGEM, O PRIMEIRO PASSO É COLOCAR ÁGUA DESTILADA EM UM BÉQUER DE 250mL, EM SEGUIDA ENCAIXAR A PERA DE BORRACHA EM CIMA DA PIPETA GRADUADA DE 10ML, NA SEQUÊNCIA É UTILIZADO O CONJUNTO PERA-PIPETA JÁ MONTADO PARA INICIAR O PROCESSO DE PIPETAGEM. APERTA-SE A VÁLVULA ”A” DA PERA DE BORRACHA POSSIBILITANDO A RETIRADA DE AR DA MESMA, APÓS RETIRAR UMA QUANTIDADE SUFICIENTE DE AR DEVE-SE SOLTAR A VÁLVULA ”A”, O CONJUNTO ESTÁ PRONTO PARA FAZER A SUCÇÃO DO LÍQUIDO A SER PIPETADO. O SEGUNDO PASSO É SUCCIONAR O LÍQUIDO, PARA ISSO COLOCAMOS A PIPETA DENTRO DO BÉQUER COM ÁGUA DESTILADA E ACIONAMOS A VÁLVULA “B” QUE POSSIBILITA A ENTRADA DO LÍQUIDO NA PIPETA, COLOCAMOS A ÁGUA DESTILADA ATÉ CHEGAR NA MEDIDA DE 10ML QUE