Contexto empresarial
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Processo Administrativo 4
3.0 Principais Mudanças ao Longo do Tempo 4
4.0 Conceito de Patrimônio 4
4.1 Autores – Conceito de Patrimônio 4
5.0 Origens de Recursos 4
5.1 Capital Social 4
5.2 Capital de Terceiros 4
6.0 Análise de Mercado 4
7.0 Demanda Oferta e Equilíbrio 4
8.0 Estruturas de Mercado 4
9.0 Contabilidade Social como ferramenta de informação para a responsabilidade social........................ 4
10. CONCLUSÃO 7
11. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO Segundo Maximiano (2004), para entender o que significa Administração, é preciso ir além da interpretação da palavra. É preciso compreender o papel que a administração desempenha para as organizações e para a sociedade.
Podemos definir Administração a partir de objetivos, decisões e recursos, estas são palavras-chave. Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange quatro tipos principais de decisões, também chamados de processos ou funções: planejamento, organização, direção e controle. As decisões resumem os Princípios de Administração. Acredita-se que, a partir do conhecimento das Teorias da administração, haja condições para a análise dos Princípios de Administração. Convêm destacar, inicialmente, que os princípios fundamentais de administração vieram se consolidando através de todas as teorias, com o decorrer do tempo.
A palavra administração tem sua origem no latim ad: (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que realiza uma função sob o comando de outra pessoa, aquele que presta um serviço a outro e significa subordinação e serviço.
Esse conceito de administração foi desenvolvido para aplicação em empresas, mas ele pode ser estendido a qualquer outra situação onde ocorra trabalho, seja no âmbito empresarial, em atividades autônomas, em órgãos públicos ou até em atividades domésticos.