Técnicas de animação
1) Stop Motion: significa “movimento parado”, ou seja, através dessa técnica objetos estáticos passam a ter movimento. No Stop Motion cada movimento dos objetos, personagens e cenários devem ser fotografados. Ou seja, em uma animação para cinema que utiliza 24 quadros por segundos, um filme de 5 minutos demandaria 7.200 fotografias. Esses quadros são posteriormente montados em sequência criando a impressão de movimento.
A ilusão de que as imagens estão em movimento ocorre devido a uma característica comum da visão humana, a persistência retiniana (ou persistência da retina), fenômeno descoberto pelo médico e filólogo britânico Peter Mark Roget. Seus estudos mostraram que depois de um estimulo luminoso, as células da retina guardam este estímulo por mais um décimo de segundo, tempo necessário para que as imagens formadas pelos estímulos subseqüentes se “misturem” e causem a ilusão de movimento (RODRIGUES, 2003)
O stop motion é uma técnica que envolve diferentes estilos. Vamos conferir?
a) Flip book: também conhecido como “cinema de bolso.” É a animação feita com vários desenhos, cada um em uma folha de papel, que ao folharmos com rapidez e em sequência dá a impressão de movimento.
b) Massa de modelar (Claymation): é uma modalidade da técnica stop motion em que se utiliza a massa de modelar, ou especificamente, plasticina. Era um recurso muito utilizado, no entanto, tendo em vista as possibilidades trazidas pela computação gráfica, essa técnica foi sendo gradativamente abandonada.
Por isso, vale à pena conferir os filmes A Fuga das Galinhas (2000), Wallace & Gromit, A Batalha dos Vegetais (2005) e A Noiva Cadáver (2005).
[pic]
Figura 19 –Filme A Fuga das Galinhas (2000)
Fonte – Imagem extraída do site do Canal TCM (Disponível na internet em: http://www.canaltcm.com/videos-fotos/view/28956?type=GalleryImage&gallery_id=2010, Acesso em 15/08/2011).
c) Pixilation: técnica de animação stop motion que usa pessoas ou objetos cujas