animação tecnicas e principios
Técnicas e princípios
Animação tradicional (animação por célula ou animação desenhada à mão): é a mais velha e historicamente a mais popular forma de animação. Num desenho animado de forma tradicional, cada imagem é desenhada à mão.
Animação em células: os desenhos são feitos a mão e re-traçados ou copiados num plástico transparente chamado célula.
Depois coloca-se a célula sobre um fundo pintado e os movimentos são fotografados um a um.
O uso de células e de câmaras já está ultrapassado desde de que os desenhos passaram a ser digitalizados para o computador e transferidos digitalmente para as películas de 35mm.
Rotoscopia: dispositivo que permite aos animadores redesenhar quadros de filmagens para ser usado em animação. Pode ser usado para animar seguindo uma referência filmada.
A rotoscopia foi utilizada com frequência como ferramenta para efeitos especiais em filmes. O termo rotoscopia é, agora, usado de forma generalizada para os processos digitais correspondentes para desenhar imagens sobre o filme digital.
Animação de corte: técnica bastante antiga, também conhecida como “cut off ”.
São feitos bonecos com articulações, que são fotografados quadro a quadro, e depois é feito um vídeo em cima das fotos.
Animação por stop-motion: modalidade de animação que utiliza modelos reais em diversos materiais.
No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 frames.
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes frames são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento.
Claymation: forma de stop motion, onde cada objecto é esculpido em barro ou material similar como plasticina. Usualmente, para reforçar o material, existe uma estrutura de arame relativamente flexível.
Pixilation: técnica de