Técnicas de Amostragem
Estatistica
Nomes: Angelica, Francieli e Tieli
Amostragem Estratificada: No caso da população em que se podem distinguir subpopulações mais ou menos homogêneas denominadas estratos. Após a determinação dos estratos, seleciona-se uma amostra aleatória simples de cada estrato. As varáveis de estratificação mais comuns são: classe social, idade, sexo, profissão.
Amostragem Estratificada Uniforme: Selecionamos o mesmo número de elementos em cada estrato. É o processo usual quando se deseja comparar os diversos extratos.
Exemplo: Número de pessoas que vivem nos domicílios de Ribeirão Preto. Dividir os domicílios em níveis socioeconômicos e depois selecionar domicílios em cada nível aleatoriamente (Renda baixa, média, alta).
Amostragem Proporcional Estratificada: utilizada quando a população encontra-se dividida em estratos. Após a escolha da quantidade de elementos por estrato, será utilizado o sorteio (simples ou TNA) para determinar os indivíduos que comporão a amostra.
Exemplo: Será realizada uma pesquisa, a partir de uma amostra, de 12 pessoas. Essas pessoas compõem um grupo de 94 que farão parte de uma expedição na Amazônia, sendo: 45 argentinos, 18 bolivianos e 31 colombianos. Determinar a quantidade de pessoas de cada nacionalidade que responderá a pesquisa
Resolução:
Calcula-se primeiramente percentual da amostra:
% amostra x100 %amostra = 12,766%
Estrato
(Nacionalidade)
População
Cálculo proporcional
Valor
Amostra
Argentina
45
45x12,766%
5,745
6
Boliviana
18
18x12,766%
2,298
2
Colombiana
31
31x12,766%
3,957
4
Total
94
_
_
12
Amostragem Sistemática:Suponha uma população onde um elemento qualquer tenha igual chance de pertencer adeterminada amostra. Se nesta população for necessária uma coleta de dados por um longo período de tempo, pode-se escolher um ritmo para a tomada de amostras.
Assim, numa população cujos elementos são todos conhecidos e que se apresentam