Técnicas da administração japonesa
IVAN CRUZ
TÉCNICAS DA ADMINISTRAÇÃO JAPONESA
Porto Alegre, Fevereiro de 2012.
IVAN CRUZ
TÉCNICAS DA ADMINISTRAÇÃO JAPONESA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à coordenação do Curso Técnico em Administração e Contábeis, como pré-requisito para obtenção do título de Técnico em Administração e Contábeis, Porto Alegre/RS.
Porto Alegre, Fevereiro de 2012.
PARECER AVALIATIVO DA INSTITUIÇÃO
AVALIAÇÃO:________________________________________________________
ASSINATURA DO ORIENTADOR:______________________________________
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 SISTEMA 5S 5 2.1 Senso de Utilização – Seiri 6 2.2 Senso de Ordenação - Seiton 7 2.3 Senso de Limpeza - Seisou 8 2.4 Senso de Asseio - Seiketsu 11 2.5 Senso de Autodisciplina - Shitsuke 12
3 KAISEN 15
4 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO 17 4.1 Planejamento de Produção do Sistema Toyota 18
5 CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 21
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda o tema sobre “Técnicas da Administração Japonesa” que visa mostrar como nasceram e como são importantes as técnicas japonesas como: o Sistema Toyota de Produção, 5S e Kaisen, como a empresa cresce com a implantação dos sistemas e para que serve cada um desses conceitos.
2 SISTEMA 5S
O sistema 5S surgiu no Japão Pós-Guerra, este sistema possui cinco conceitos básicos e essenciais que fazem a diferença no Sistema de Qualidade.
Os cinco conceitos são chamados de:
SEIRI: (organização e senso de utilização)
SEITON (arrumação e ordenação)
SEISÕ (Limpeza)
SEIKETSU (padronização)
SHITSUKE (disciplina)
Através do 5S as empresas fazem seus colaboradores se envolver com a melhoria de tudo que os rodeia e rodeia seu trabalho, usando sua criatividade para dar soluções a problemas do cotidiano.
Segundo Ribeiro (1997, p.38) “deve-se ter uma preocupação de não “engenheirar” o 5S, para que não seja transformado em um processo burocrático, enfadonho, elitizado e complicado. Lembramos