Caso para estudo
Welington Silva
Caso para estudo – MT PLÁSTICO
Parte A
1) Alternativa A: as vantagens seriam a redução de custos e a vantagem em recursos tecnológicos em relação aos concorrentes de pequeno porte. A desvantagem seria a dificuldade em expandir os negócios novamente, uma vez que seria necessário conquistar novamente a credibilidade perdida com a escolha dessa alternativa.
Alternativa B: a vantagem seria uma maior quantidade de clientes. A desvantagem seria dificuldade em achar novos clientes diante da atual situação da empresa.
Alternativa C: a vantagem seria a substituição dos atuais produtos por outros de melhor qualidade e sofisticação, procurando atingir um novo público alvo crescente. A desvantagem seria o alto grau de investimento para tal realização.
2) Antes de 1993, a empresa tinha grande número de produtos, tanto industriais quanto domésticos edistribuia seus produtos para empresa de grande porte, como Wal-Marte e Extra.
3) A melhor alternativa seria a alternativa C. Os riscos seriam o valor investido e a aceitação do público alvo ser negativa.
Parte B
1) No conceito velho, os produtos domésticos eram simples, sem diferenciação, o que faz com que sejam vendidos com facilidade, porém, com grande concorrência. Já o conceito novo traz produtos diferenciados, com alta qualidade e design, atingindo assim o público alvo em crescimento que cada vez se preocupa mais com isso.
2) É possível perceber uma falta de sincronia entre homem e máquina na empresa. Maquinas de difícil manuseio prejudicam os funcionários que recebem por produção. Tal desorganização implica em reclamações frequentes ao setor de recursos humanos, o que pode agravar na diminuição da qualidade da produção e insatisfação dos funcionários e clientes.
3) Um dos maiores problemas foi a implementação de novas máquinas sem treinamentos específicos para a operação das mesmas. O que implicou na dificuldade de manutençao dos