Técnicas básicas de laboratorio
No experimento um, para conhecer as técnicas básicas de laboratório, primeiramente manipulou-se tubos de ensaio, realizou-se pesagem em uma balança semi analítica, acertou-se o menisco utilizando-se uma pipeta Pasteur, utilizou-se a pipeta volumétrica com o auxilio da pera de borracha, preparou-se uma solução e por fim foi feita a filtração de uma solução de areia e água.
II – INTRODUÇÃO
As técnicas básicas do laboratório serão abordadas de maneira prática neste experimento, introduzindo conhecimentos de manuseio de vidrarias e instrumentos como pera, balança, entre outros. Além disso, serão observados os procedimentos de segurança que devem ser seguidos em qualquer laboratório como vestimenta adequada, atenção ao manuseio de equipamentos delicados, como as vidrarias e precauções que devem ser tomadas para evitar acidentes.
Através de experimentos simples como fazer a medida de massa ou volume de algumas substâncias serão introduzidos conhecimentos em leitura de medidas dos aparelhos e os desvios que cada um deles apresenta. Também serão observadas as técnicas de preparo de solução, avaliação da solução formada e separação de soluções heterogêneas.
III – OBJETIVOS
O experimento um tinha por objetivo proporcionar o contato com as técnicas e procedimentos básicos utilizados em um laboratório.
IV – MATERIAIS E MÉTODOS
Neste experimento os matérias e equipamentos utilizados foram os seguintes:
Dois tubos de ensaio, dois béqueres, balança semi analítica, espátula, proveta de 100ml, pipeta Pasteur, pera de borracha, pipeta volumétrica, erlenmeyer, bastão de vidro, papel de filtro, funil, acido acético 0,05M, NaCl, um sal denominado de sal A, areia e água.
Na primeira parte do experimento, onde a finalidade era de manipular o tubo de ensaio, adicionou-se 1 ml de acido acético 0,05M ao tubo de ensaio com o auxilio de uma pipeta, agitou-se o tubo e observou-se os resultados. Ao segundo tubo de ensaio adicionou-se uma pequena quantidade de