Técnicas básicas de laboratório
Foram realizados cinco procedimentos com o intuito de propiciar um melhor entendimento das técnicas de laboratório e de manipulação de produtos químicos e instrumentos laboratoriais.
O primeiro procedimento teve como intenção o aprimoramento da habilidade da manipulação do tubo de ensaio. Para isso, foram diluídas e agitadas determinadas quantidades de cloreto de sódio e ácido acético em água.
Já no segundo momento, foram feitos cálculos para a descoberta da massa de um composto necessária para o preparo de uma solução hipotética, que posteriormente foi medida em uma balança semi-analítica.
O terceiro passo do experimento consistia em acertar o menisco do líquido (água) em uma proveta medindo 50, 75 e 100 ml de água de torneira.
No quarto procedimento, certa quantidade de água foi transferida de um béquer para um erlenmeyer com o auxílio de uma pipeta volumétrica e pêra de borracha para aprimorar a técnica de ajuste de menisco em vidrarias volumétricas de precisão.
Por fim, duas pesagens de um mesmo corpo metálico fornecido foram feitas em diferentes balanças (diferentes legibilidades) para a comparação entre as precisões das mesmas, por meio dos valores de massa obtidos em ambas as pesagens.
MATERIAIS UTILIZADOS:
- Tubo de ensaio;
- Béquer;
- Proveta;
- Pêra de Segurança;
- Pipeta Volumétrica;
- Pipeta de Pasteur;
- Erlenmeyer;
- Balança Semi Analítica.
Reagentes:
- Solução de Ácido Etanóico (Acético) – 0.5 molar;
- Cloreto de Sódio (NaCl);
- Água destilada e de torneira.
RESULTADOS E DISCUSSÕES:
1) Manipulação de tubo de ensaio
• Durante a agitação da solução de ácido acético notou-se formação de pequenas bolhas (devido ao próprio movimento do líquido) e liberação de odor característico de vinagre.
• Com um volume de aproximadamente 1 ml de água de torneira e pouca necessidade de agitação, houve completa dissolução do Cloreto de Sódio.
2) Pesagem em Balança semi-analítica
• Através do cálculo de