TÉCNICAS BÁSICAS DE LABORATÓRIO
UNIFIMES
TÉCNICAS BÁSICAS DE LABORATÓRIO
DISCIPLINA: QUIMICA BÁSICA
TRANSFERÊNCIA DE LIQUIDOS E BICO DE BUNSEN
INTRODUÇÃO
Estudo em transferência de líquidos via recipientes de vidraria volumétrica calibrada e vidraria não volumétrica e bico de Bunsen em suas variações de zonas e temperatura da chama.
OBJETO
Desenvolvimento de Técnicas Básicas de Laboratório como transferência de líquidos e manipulação do Bico de Busen e estudo das várias regiões da chama.
METERIAIS
Transferência de Líquidos:
1-Pipeta de Morh Graduada 10ml (Volumétrica/Calibrada)
1-Proveta Graduada Base de Vidro 50ml (Volumétrica/Calibrada)
1-Becker Graduado Forma Baixa 800ml (Volumétrica/Não Calibrada)
1-Becker Graduado Forma Alta 100ml (Volumétrica/Não Calibrada)
1-Bastão de Vidro
Bico de Bunsen: 1 Pinça 1 Tubo de Ensaio Neutro de Vidro 7g de Cloreto de Potássio
PROCEDIMENTO
Transferência de Líquidos: Foi aspirado água de um Becker graduado de baixa através de uma pipeta em duas poções de 10ml somando um total de 20ml depositada em uma proveta, que posteriormente foi transferida da proveta através de um bastão de vidro para um Becker graduado de alta.
Bico de Bunsen: Foi depositado 7g de Cloreto de Potássio em um tubo de Ensaio e posteriormente aquecido em um bico de Bunsen utilizando a zona inferior de redução da chama “queima incompleta” por um período de 4 minutos sem obter o ponto de fusão; posteriormente submetido o mesmo tubo de ensaio com conteúdo a chama no bico de Bunsen porem em zona superior de oxidação “queima completa” onde foi observado o ponto de fusão (773°C) com o tempo de 4:53.
RESULTADO E DISCUSSÃO
Transferência de Líquidos: Foi verificado que a transferência de líquido da pipeta para a proveta não ouve variação de volume do liquido, porem a transferência de liquido da proveta para o Becker ouve uma variação de 2ml; a não utilização de