Sistema nervoso
Introdução
O Sistema Nervoso é formado por tecido muito delicado e complexo: o tecido nervoso. Está dividido em Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Periférico e o Sistema Nervoso Autônomo.
O Central compreende o Encéfalo e a Medula; o Periférico, os Nervos Cranianos e Raquidianos e o Autômo subdivide-se em Simpático e Parassimpático.
O Parassimpático na sua quase totalidade, é representado pelo nervo Vago, que inerva todas as vísceras até o intestino grosso na sua parte mais alta, mais ou menos. Tem uma ação moderadora.
O Simpático constitui-se por uma cadeia de gânglios e nervos próximos à coluna vertebral, denominada Tronco Simpático. Sua ação é excitadora.
Tomando por exemplo o sistema circulatório, se, por qualquer circunstância, predominar a ação do simpático, o coração baterá cada vez mais rápido (taquicardia), podendo caminhar para uma insuficiência de oxigenação e infarto. Se, pelo contrário, sobresair a ação do Vago (Parassimpático), ele baterá cada vez em rítmo mais lento, podendo chegar até à completa paralização.
O Vago e o Simpático funcionam com um antagonismo que mantém o equilíbrio interno, automaticamente, equilíbrio esse que é a saúde. Sistema Nervoso dos Mamíferos
Esquema representativo da organização básica do cérebro de Mamífero. O sistema nervoso dos mamíferos é bem mais complexo que o dos demais vertebrados. Tal complexidade está associada a formação da camada de substância cinzenta e a subseqüente especialização desta camada para formar o neopálio. Os dois hemisférios cerebrais, resultantes desta evolução, são originários do telencéfalo e possuem muitas circunvoluções na sua superfície, caracterizando a maior complexidade dos cérebros dos mamíferos. Estes dois hemisférios estão ligados entre si pelo corpo caloso. O neopalio é o local da memória e de construção e reconstrução do passado, sendo considerado o centro da inteligência dos mamíferos.
O diencéfalo