Técnicas avançadas de gestão da produção
Santo André
Junho, 2013
Sumário
Sumário 1
INTRODUÇÃO 2
Manufatura de resposta rápida (QRM) 3
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
Fundamentos do QRM 4
Quatro conceitos básicos da QRM 5
Dez Princípios Gerais (PG) 6
Quatros Pilares do QRM 10
Princípios Específicos de Produção (PEP) 10
Princípios Específicos para o Escritório (PEE) 16
Princípios Específicos para Cadeia de Suprimentos (PECS) 19
Princípios Específicos para o Desenvolvimento de Produto (PEDP) 22
Lead Time produtivo 25
CONSIDERAÇÕES FINAIS 31
ESTUDO DE CASO 32
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 32
INTRODUÇÃO
Manufatura de resposta rápida (QRM)
QRM visa a redução de lead time não somente no chão de fábrica, mas também no ambiente administrativo e promove o engajamento dos outros parceiros da cadeia de abastecimento na redução de lead times, uma vez que fica evidente os ganhos holísticos auferidos por todos.
Muitos autores abordaram, durante o final dos anos 1980 e meados da década de 1990, a importância e as vantagens da competição baseada no tempo, mas pouco era descrito “como” implementar esta nova forma de competição para que fosse possível alcançar os resultados esperados. É neste cenário, que Rajan Suri, em 1998, propôs uma abordagem estruturada e pragmática que possibilita a redução de lead time em um ambiente produtivo com alta variedade de produtos distintos.
O QRM persegue a redução de lead times em todos os aspectos da operação, tanto internamente como externamente. Internamente, a busca pela redução de lead times se dá através da promoção de mudanças culturais na empresa e na busca de reduções de lead times nas operações da empresa para que dessa forma possam ser auferidos ganhos de qualidade, redução de custo e que sejam eliminadas atividades que não agregam valor para o negócio. Já a busca de redução de lead times externamente