Técnica e engenheira química
IFPE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Química 4º módulo tarde Alunos: Kelvis Conrad Rayany Rocha Professora: Alessandra Lee
Acidentes ambientais – Exxon Valdez
Maré Negra
As marés negras provêm de derrames de petróleo e consistem numa enorme mancha de crude que cobre uma determinada superfície aquática tendo efeitos altamente destruidores.
Causas
As principais causas de marés negras são:
● ● ●
Rutura de oleodutos; o transporte de hidrocarbonetos em alto-mar pelos petroleiros; e as atividades de exploração petrolífera off-shore.
As marés negras originam grandes catástrofes ecológicas, como, por exemplo, o derrame no Alasca, em 1989.
O Exxon Valdez
É um navio petroleiro que ganhou notoriedade em 24 de março de 1989. O navio lançou ao mar cerca de 40 milhões de litros de petróleo cru, que se espalhou rapidamente por cerca de 28 mil quilômetros quadrados de oceano e mais de 2000 quilômetros da costa do Alasca. A quantidade impressiona, mas este se tornou até então o maior desastre ecológico dos Estados Unidos não pela quantidade, mas sim pela localidade.
Os 10 primeiros dias
1º dia Avaliação de danos, e coleta de pessoal. Preocupação com a estabilização do navio, e as questões de métodos apropriados crescimento, queimar ou dispersantes. Depois de uma sobrecarga de telefone passam-se a utilizar fax para comunicação por um tempo na parte da manhã. A teleconferência é realizada ao meiodia com a participação de 13 pessoas e oito agências. À noite, o primeiro crescimento é implantado.
●
2º dia Baldeação de petróleo fora do navio é iniciado. Questão de quem estava no comando é levantada. Teste de queima noturna, a fumaça assusta os aldeões nas proximidades, em Tatitlek, que não foram informados do teste.
●
3º dia Conflito entre o Estados Unidos, Exxon, e a Guarda Costeira sobre a utilização de dispersantes.
● ●
4º dia Ventos fortes, 73 milhas por hora, o óleo move-se