145069470154

1493 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
UNIDADE 2

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
E DA PEDAGOGIA

Leiliane Ferreira RA: 4300067535
Luana Silva Mól RA: 4300067544
Paula Paloma RA:

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Historia da Educação e da Pedagogia”, sob orientação do professor-tutor à distância Prof. Lindolfo A. Martelli.

BELO HORIZONTE 2013
Somos Feitos de Tempo

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
No Brasil Colonial, vis a vis à modernidade européia, estabeleceu-se a herança cultural ibérica através da Igreja Católica com a chegada da Ordem dos Jesuítas em1549, que sob a inspiração da Contra-Reforma, foi responsável pela catequização indígena e pela educação da elite colonizadora. Como sustenta Xavier (1980), preocupados com a difusão da fé e com a educação de uma elite religiosa, os jesuítas criaram um sistema educacional que, em última instância, fornecia aos elementos das classes dominantes uma educação clássica e humanista como era o ideal europeu da época. No século XVIII, por exemplo, a obra educativa dos jesuítas se estendia do Pará a São Paulo, com 17 colégios e seminários, 25 residências e 36 missões, sem contar os seminários menores e as escolas de alfabetização presentes em quase todo o território.
Catequização do índio.

[pic] [pic]

Por outro lado, o projeto educacional jesuítico obteve resultados significativos, tais como: “a transmissão de uma educação homogênea, ou seja, mesma língua, mesma religião, mesma visão de mundo, mesmo ideal de ‘homem culto’, ou seja, letrado e erudito plasmando, de norte a sul, uma identidade cultural; a catequese como processo de aculturação, embora destrutiva, de filhos de colonos e órfãos, trazidos de

Relacionados