Soldagem
Metalúrgica e de Materiais no PEMM - COPPE/UFRJ, e
Diretora Técnica da TECMETAL, que atua em análise de materiais e consultoria em engenharia mecânica e metalúrgica. e-mail : tecmetal@openlink.com.br
" Corrosão é um assunto bastante complexo e a compreensão dos mecanismos atuantes em diferentes condições de meio agressivo exige muitos conceitos com os quais nós (da soldagem) normalmente não estamos familiarizados. Mas os efeitos de corrosão preferencial em regiões soldadas são tão evidentes que não raro é nos depararmos com soldas que foram as responsáveis por falhas em meios corrosivos. Por isso o tema deste artigo é Corrosão em Juntas Soldadas , onde serão apresentadas, muito simplificadamente, as principais características dos processos corrosivos e porque as regiões soldadas são as mais susceptíveis à corrosão."
Annelise Zeemann
Corrosão em Juntas Soldadas
1 O que é corrosão ?
A corrosão é um fenômeno superficial que envolve a reação entre o material e o meio, durante um tempo suficiente para que haja a degradação do comportamento do material. Os danos podem ser superficiais, com ou sem a deposição visível dos produtos da reação com o meio, ou internos, necessariamente sem a presença dos produtos de corrosão.
Como mencionado acima a corrosão envolve a reação entre o material e o meio, de forma que a propriedade de resistência à corrosão não é intrínseca ao material, e sim à combinação material x meio, existindo ainda outra variável muito importante que é a temperatura. Logo, antes de selecionar um material para um equipamento resistente à corrosão deve-se sempre considerar as características específicas do meio ao qual o material deverá resistir.
3 Como um material metálico se comporta quando em contato com um meio aquoso?
Primeiro é importante mencionar que um meio aquoso atua como um "eletrólito", que pode favorecer mais ou menos os processos corrosivos (que são
reações