Técnica de solda
Técnica de Soldagem
Definições:
Vermelho = trilha
Verde = ilha
Primeiro deve-se separar os componentes por níveis de altura
(começando pelos jumpers, resistores, diodos, etc.), para que possa repousar a placa virada para baixo numa mesa, e fique plana. O terminal do componente a ser soldado deve estar na posição vertical.
Com o ferro de solda na temperatura de trabalho (cerca de 5 minutos de aquecimento prévio) posicione-o de maneira que fique em contato com o terminal e a ilha simultaneamente (evite colocar o ferro próximo da trilha sempre que possível), aqueça a área por 2 segundos para receber a solda.
Encoste a solda no terminal e/ou no ferro para que atinja a temperatura de fusão (mais ou menos 180°C).
Aplique a solda com levesa e pouca quantidade, o suficiênte para ocupar toda a ilha, se necessário aplique um pouco mais depois.
Após aplicar a solda na quantidade correta retira-se o estanho da proximidade o ferro e espere um tempo para que se espalhe igualmente pela ilha, pode mudar a posição do ferro se necessário.
Para que a solda fique com aspecto perfeito retira-se o ferro de solda para cima devagar, transferindo a temperatura pelo terminal, pois o estanho tende a ficar preso no ferro.
Após ter feito a solda do terminal, este deve ser cortado. Se for feitas várias soldas em sequência o corte pode esperar o final da série de soldagem. Lembre-se que o processo de cada terminal não deve ser muito longo, pois alguns componentes, por exemplo, os semicondutores são sensíveis a termperatura e pode mudar suas características, o tempo deve ficar entre 3 e 5 segundos dependendo do componente e da potência do ferro de solda.