Soldagem Oxiacetileno
Rafael Nunes Torres – Mat.: 06/93898
Rafael Fernando M. de Alencar – Mat.:06/93782
Introdução
Solda feita por aquecimento das peças com chama obtida de gases oxi combustíveis é chamada de “Solda a gás”. Este processo foi introduzido industrialmente em 1903 e foi usado extensivamente, aproximadamente, por meio século.
A fusão origina-se do calor gerado pela queima de um gás, com o material de adição introduzido separadamente. É atualmente o processo mais rudimentar de soldagem.
O processo é conhecido como OAW.
Tipos de solda e processos a gás
O processo de solda por agentes gasosos usado no país, quase sempre é a oxi-acetilênica, em que são misturados oxigênio (comburente) e acetileno
(combustível) na proporção necessária para atingir a temperatura necessária.
Soldagem por brasagem;
Solda autógena;
Solda branca;
Corte;
SOLDA POR ADSORÇÃO BRASAGEM :
Nesse processo, há sempre a adição de metal não ferroso, que se funde na região de soldagem, que estará aquecida a uma temperatura conveniente. Assim, a união é feita, aquecendo-se o material, sem fundi-lo, até temperaturas correspondentes à fluidez do material de adição.
É a união de metais através do aquecimento abaixo da temperatura de fusão dos mesmos, adicionando-se uma liga de solda (metal de adição) no estado líquido, a qual penetra na folga entre as superfícies a serem unidas. Ao se resfriar, a junta formada torna-se rígida e resistente.
SOLDA POR FUSÃO - AUTOGENA :
É o processo em que as superfícies a serem soldadas são aquecidas pela chama até a fusão das bordas contínuas, formando uma poça de fusão, que estabelece a interação entre as duas peças. Conforme seja a espessura ou as condições de soldagem do material base, há a necessidade de adição ao processo de mais material na forma de varetas (material de adição).
SOLDA BRANCA
É um dos mais antigos processos de