Técnica de processamento radiográfico
PROCESSAMENTO DE RADIOGRAFIAS ODONTOLÓGICAS
•PROCESSAMENTO
O emprego de técnicas radiográficas apropriadas que constituem apenas uma parte da produção de uma radiografia satisfatória. O processamento completo o que teve inicio com a exposição, portanto, não deve ser subestimado. O processo correto participa em equalidade com os demais passos para obtenção da radiografia de boa qualidade.
Para o processamento das películas necessitamos de instalação adequada, soluções de qualidade e empregar métodos de revelação padronizados.
O processo de revelação, fixação e banho intermediário e final, devem ser efetuados ao abrigo da luz (exceto a luz de segurança), sendo por esta razão que o local denomina-se quarto escuro.
Na câmara escura, de acordo com a demanda de trabalho será maior ou menor capacidade. Locais onde se carregam os chassis, manipulam-se os filmes, devera ter um Maximo de higiene e permitir, em uma parte chamada “seca” a manipulação sem contaminar as películas e mesmo o operador. O tanque com soluções para o processamento e água corrente na parte que poderíamos chamar “úmida”
Três são os tipos de Câmara escura
•Processo de revelação São cinco procedimentos para revelar o filme radiográfico odontológico
1º- Solução reveladora: a primeira ação é expandir a gelatina da emulsão, afim de que os agentes redutores possam alcançar os grãos de prata
2º- Lavagem Intermediaria: remove o revelado deque o filme esta