TÉCNICA DE CONDICIONAMENTO PSICOLÓGICO PARA USO DO ISOLAMENTO ABSOLUTO EM CRIANÇAS DE POUCA IDADE: RELATO DE CASO.
Uso do Isolamento Absoluto em Criança de Pouca
Idade: Relato de Caso
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO........................................................................4
2-DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE CONDICIONAMENTO........5
3-DISCUSSÃO...........................................................................5
4-CONCLUSÃO.........................................................................6
5-REFERENCIAS BIBLOGRÁFICAS........................................6
INTRODUÇÃO
Neste estudo direcionou-se a utilização de metodologias que viessem a facilitar o trabalho do dentista em crianças de menores faixas etárias,afim de trazê-las mais tranqüilidade e conforto durante o procedimento.
O uso do isolamento absoluto em crianças traz muitas vantagens,tais como:protege os tecidos moles,impede a ingestão e inalação de objetos estranhos,ajuda a acalmar o paciente,auxilia no controle de infecções cruzadas e diminui o estresse do dentista.
Outro fator determinante e benéfico que auxilia nesta relação é a criação de um vinculo amigável com a criança,demonstrando assim que a mesma pode depositar confiança no dentista durante o procedimento.
Uma técnica muito eficaz é a do falar-mostrar-fazer(Murphy et al.,1984), onde o dentista usa o ambiente do consultório,seus instrumentos e explica demonstrando à criança como será realizado o tratamento.O objetivo é lidar com o medo e a ansiedade da criança promovendo assim a familiarização com o ambiente odontológico e seus procedimentos.
Em crianças mais medrosas usa-se esta mesma técnica porem para transmitir mais confiança realiza-se primeiro na mãe, e logo em seguida como que se fosse uma mera brincadeira a criança e convidada a realizar o procedimento em bonecos afim de sentir-se mais confiante.Desta maneira a criança conhecerá a textura,forma,peso e funcionamento dos materiais utilizados.É natural que