DENTI STICA Trabalho
O diastema é um espaço extra entre dois dentes, evitando o contato e causando falta de harmonia estética, afetando os pacientes em fatores culturais, sociais e psicológicos. Na maioria dos casos clínicos, costuma aparecer entre os dentes incisivos centrais superiores, não dispensando a possibilidade de ser visto entre outros dentes. Estes espaços podem ser reduzidos de diversas formas, possibilitando melhor estética para os pacientes que procuram um cirurgião-dentista relatando incômodo de ‘’espaços’’ entre os dentes.(ANDREIWOLO et al., 2011).
Pode ser causado pela falta de dente, anormalidade de freio labial, que é a junção do tecido do lábio em sua parte interna até o ponto que se localizam os dois dentes frontais, por isso o diastema costuma aparecer entre os incisivos centrais superiores com mais frequência, diferença de tamanho de dentes, grau de overjet ou protrusão dentária que são dois problemas de alinhamento bucal e pode interferir na fonação. (GOYATÁ et al., 2007).
Existem técnicas para o nivelamento e alinhamento dos dentes, como o tratamento ortodôntico, que frequentemente é o primeiro a ser indicado, porém, em certos casos os pacientes não optam por esse procedimento, devido a motivos financeiros e até pelo longo prazo para obtenção de resultados satisfatórios. Sendo assim, outras técnicas podem ser empregadas para o fechamento do diastema, como frenectomia, facetas laminadas, técnicas restauradoras diretas usando sistemas adesivos e resina composta. A integração de especialidades tornou-se uma prática comum na Odontologia moderna e planejada, de modo que nos casos em que, mesmo tendo sido realizado correto diagnóstico e planejamento, e o aparelho ortodôntico corretamente instalado e o tratamento devidamente executado, a Ortodontia, isoladamente, não consegue a adequada e desejada finalização. Faz-se então necessário o inter-relacionamento com a Dentística e Periodontia para se alcançar resultados satisfatórios em relação à