Técnica da Reportagem Esportiva
Técnica da Reportagem Esportiva
Introdução
A reportagem esportiva possui aspectos diferentes de alguns setores do jornalismo, porque numa competição as personagens já são conhecidas previamente e o levantamento da pauta, por possuir informações extras, auxilia o trabalho do repórter. Os dados são selecionados com tempo e cabe tanto ao pauteiro, quando o veículo dispõe desse profissional, quanto ao repórter inserir informações adicionais durante a transmissão. Se o jornalista possui apenas com dados factuais, são duas as explicações: ou ele possui poucas informações sobre o fato ou a pesquisa acrescentou muito pouco à cobertura.
O trabalho de reportagem começa com o interesse do jornalista em conhecer previamente todos os aspectos que envolvem uma competição ou um noticiário. É pelo processo de levantamento de dados que as idéias vão surgindo e, assim, o texto começa a tomar corpo. Se o repórter desconhece o assunto, o tempo para coleta de informações e para compreensão do fato torna-se um empecilho à produção. A notícia acaba sendo construída, pela ausência de referenciais, por informações que acrescentam muito pouco ao público que absorve aquela notícia.
O jornalismo trabalha, primeiramente, com dados escolhidos pela equipe de reportagem, mas que são determinados pelo acontecimento. Os dados dependem da característica daquela cobertura, mas no jornalismo esportivo o fato vem sempre antes, porque a data, o local e a competição já estão previamente marcados. As personagens já foram, na sua maioria, escolhidas, e o repórter acaba dependendo apenas do desenrolar dos fatos. E isso não é somente para coberturas de competições, mas para treinos, preparativos e desfechos de noticiários. Afinal, no jornalismo esportivo, tudo que envolve o fato é importante e isso só depende da quantidade e da qualidade da informação que é transmitida. Se um repórter repete demais alguns dados é que ele possui somente tais dados, mas se