Fichamento "a reportagem" - capítulo "pautas & pautas"
-Pauta: relativamente recente. Teve princípio nas revistas:
-Revista Time: reunião semanal de pauta desde o início do século XX * Programação dos fatos a serem apurados e da linha editorial; * Reunião de volume de informação maior do que aquele que será publicado; * Maior relevância aos fatos que apoiam a linha editorial e desprezo àqueles que a contrariam.
-Indicam-se fontes, produzem-se orientações para a apresentação, ilustração e complementação das matérias, etc.
-No Brasil: Última Hora e Diário Carioca. Jornal do Brasil tornou a pauta mais estruturada.
-Antes da pauta: * Notícias frias e reportagens adiáveis; * Deficiências de cálculo gráfico e de planejamento editorial; * Matérias de fotos grandes com texto de fonte alta conviviam com matérias de características opostas.
-Conceito de pauta: a) planejamento de uma edição ou parte dela com listagem dos fatos e dos assuntos a serem abordados, ângulo de interesse, dimensão pretendida, recursos, sugestão de fontes, etc. b) tarefa do repórter.
-Objetivo:
*Planejamento da edição: * Interpretação dos eventos; * Menor pulverização dos esforços; * Gestão adequada dos meios e custos; * Realização de pesquisa prévia.
*Conformidade da matéria com interesses empresariais ou políticos;
*Volume de informação necessário para eventuais quedas de pauta – impossibilidade de realiza-las
-Veículos diários: cada editoria tem responsabilidade por sua pauta.
-Pautas de notícias (cobertura de fatos) ≠ pautas de reportagem (abordagem de um assunto); *Notícias Incluem: eventos programados ou sazonais; eventos continuados; desdobramentos de fatos geradores de interesse; fatos constatados por observação. Contém: a)o evento; b)hora e local; c)exigências para a cobertura; d)recursos e equipamentos; e)aproveitamento editorial (tamanho, duração, destaque, urgência, etc.) *Reportagem: Programação a partir de fatos que geram interesse. Exploram-se as