O que é a filosofia
Pitágoras foi, segundo Diógenes de Laércio, o primeiro a utilizar a palavra «filosofia», que é decomposta em duas: filo (amizade) e sofia (saber);
O filósofo é, portanto, o amigo ou o amante do saber - esta é a significação com que a palavra aparece também em Sócrates e Platão.
Definição de filosofia:
A filosofia procura uma explicação, procura o sentido do universo, não pode ser, por isso, confundida com outras formas de saber, como a mística ou as ciências em geral, uma vez que: a mística não se preocupa com a explicação, mas com o viver o transcendente; as ciências são apenas abordagens diferentes de objectos muito particulares, quer seja o da química, da biologia ou da psicologia. A filosofia tem por objecto a totalidade, o absoluto e por essa razão se pode dizer que ela é a ciência das ciências, embora, por essa mesma razão, também se possa acusá-la de não ser objectiva.
A filosofia é bem representativa da aspiração do ser humano à sabedoria, quer dizer, à pretensão de reduzir a ignorância e a perplexidade que sente perante si mesmo e o mundo que o rodeia. Mas o filósofo, na sua humildade sabe reconhecer a sua ignorância perante o mistério que, a um só tempo, o penetra e envolve; sabe, por isso, que não é o detentor do saber, mas que tão-só aspira a ele, sentindo-se inquieto perante o desafio que os enigmas da vida e da morte lhe lançam a todo o momento. O início do filosofar é o espanto que surge no momento em que o homem, abrindo os olhos para o mundo, percebe que estar vivo é um mistério, é um desafio permanente para o seu ser; o filósofo que acabou assim de despertar não mais deixará de buscar o sentido do mundo.
Fonte: In Diciopédia 2010 [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, 2009. ISBN: 978-972-0-65265-2
Outras definições de filosofia:
Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e