técnica adm pessoal
1. Introdução
Nesta etapa aprofundaremos os conceitos e as definições sobre negociação, e como a comunicação pode influenciar no processo final da negociação, esta parte é integrante da ATPS proposta neste projeto sobre técnicas de negociação.do curso de Gestão em Tecnologia de Recursos Humanos.
2. Desenvolvimento
Definições de negociação e estilos
Vamos destacar dois tipos de habilidades: as técnicas e as interpessoais. A primeira relaciona-se com o seu conhecimento e domínio voltada para a negociação, a outra se relaciona com o conhecimento interpessoal dos negociadores (qual o estilo de cada um, quais suas forças, fraquezas, necessidades, motivações, etc.). Inegavelmente, a habilidade técnica tem merecido mais atenção que a habilidade interpessoal. Outra habilidade que tem grande peso numa negociação é o conhecimento do negócio, é um ponto extremamente específico de cada negociação; trata-se do conhecimento mínimo sobre o assunto objeto da negociação, fundamental até para se saber se a negociação foi satisfatória ou não. Vamos abordar, a seguir, apenas o item habilidades interpessoais, provavelmente a mais esquecida no processo.
Para entender melhor o conceito de estilos de negociadores vamos utilizar o estudo do (LA Costacurta) que classificou os negociadores conforme abaixo:
a) Estilo catalisador
O negociador/comunicador com este estilo tende a ser extremamente criativo sempre com novas ideias,
b) Estilo apoiador
O apoiador é aquele que considera que os seres humanos são mais importantes que qualquer trabalho; aprecia atuar sempre em equipe, procura agradar os outros, fazer amigos.
Estilo controlador
O controlador é aquele que toma decisões rápidas, está sempre preocupado com o uso do seu tempo, com redução de custos; nas discussões não faz rodeios, vai direto ao assunto, é organizado, conciso, objetivo, sua meta básica é conseguir resultados.
Estilo analítico
O analítico é aquele que adora fazer perguntas, obter