tv digital no Brasil
TELEVISÃO DIGITAL QUE IMAGEM TERÁ O MODELO BRASILEIRO ?
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Português, do curso de Bacharelado em Ciências da Computação, das Faculdades Doctum de Caratinga-MG, ministrada pela professora Marcia Assedias.
FACULDADES DOCTUM
Caratinga 2007
“...o Brasil precisa definir modelo próprio, com estratégia baseada no cidadão, para fazermos da inclusão digital o meio mais eficaz e rápido de alcançarmos a inclusão social, com importantes repercussões na capacidade de inovação e na formação de novas gerações de pesquisadores.”
Parágrafo 2 da carta MC00034 (03/04/2003)
Histórico: Em 1980, surgiu no Japão a proposta de desenvolvimento de uma televisão de alta definição, quando a tecnologia ainda era analógica. A idéia, capitaneada pela emissora pública japonesa NHK, era aumentar a área de exibição em tela e dobrar a resolução da imagem. Apesar de não ter vingado, entre outras razões, pela dificuldade de alocação de espectro compatível com tamanho incremento de qualidade (o formato analógico consome em demasia banda de transmissão), a proposta serviu para preocupar americanos e europeus a respeito da perda de mercado para a indústria japonesa. Esse caso serve para esclarecer uma confusão. Encontra-se, freqüentemente, televisão de alta definição como sinônimo de televisão digital. É importante salientar que não são a mesma coisa. Há registros de protótipos de televisores de alta definição nos anos 30, ainda em preto e branco! Alta definição é apenas uma das vantagens que a digitalização do meio de transmissão proporciona ao usuário final. É oportuno esclarecer outros conceitos básicos. A expressão TV Digital refere-se à digitalização do meio de transmissão dos sinais de vídeo e áudio que