A vida de Cristo
Interpretação da morte de Cristo
Discente: Raimon Marques
Docente: Jean Claudio
Feira de Santana
2013
Raimon Marques Lopes
Interpretação da morte de Cristo
Trabalho redigido pelo discente Raimon Marques Lopes. Solicitado pelo CETAD- Centro Educacional e Teológico da Assembleia de Deus.
Feira de Santana
2013
Interpretação da morte de Cristo
Cristo foi levado a Cruz e morreu publicamente, derramando seu sangue. Qual o verdadeiro significado da morte de Cristo? A morte de Cristo foi uma tragédia humana ou um propósito divino? Um crime horrendo ou um plano de Deus? Cristo foi simplesmente assassinado ou ele voluntariamente se entregou?
Varias interpretação a este respeito tem sido levantadas ao longo da história, algumas são errôneas, outras possuem aspectos bíblicos de expiação. Todas elas precisam ser estudadas para se ter uma compreensão melhor do significado da obra de Cristo na cruz.
Dentre as Teorias gostaria de destacar três delas:
Teoria do Acidente: A morte de Cristo foi um acidente, tão imprevista e inesperada como a de qualquer outra vítima do ódio do homem. No Salmo 22, Isaías 53, Zacarias 11, mostra que a morte de Cristo foi profetizada pelos profetas, e Mateus 16.18 mostra que ela foi predita pelo próprio Cristo, isso mostra que a morte de Cristo não foi simplesmente um acidente sim algo significativo para a salvação.
Teoria de Mártir: Algumas linhas defendem que Jesus morreu como um mártir, em defesa da causa que havia abraçado. Cristo deu a Sua vida por um princípio de verdade que se opõe ao espírito de sua época, deixando um belo exemplo de integridade e fidelidade. Esta interpretação não leva em conta várias passagens bíblicas que dão à morte de Cristo significado além do mero martírio e de apenas um belo exemplo a ser seguido. Portanto, uma interpretação falha.
Teoria do Resgate: Enfatiza a