Tutulo
Aluno: Turma:
Data: 13/09/2012
Fichamento: COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade – 3º Ed. São Paulo Ed. Moderna, 2005, pag. 64 - 75
Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade
2012
São Paulo
COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade – 3º Ed. São Paulo Ed. Moderna, 2005
Introdução
O darwinismo social reflete a teoria criada por Darwin diz que toda a sociedade evolui e se aperfeiçoa para sobreviver. A revolução burguesa iniciou a mudança da sociedade para o capitalismo e ao surgimento dos monopólios e oligopólios. Com o tempo a crise surgiu e os europeus sentiram a necessidade de expandir seus negócios para outros países e começam a colonizar a força os países africanos e asiáticos, e poder pagar suas dividas com os bancos. O Organicismo no gancho do positivismo e das conquistas das ciências biológicas veio provar sua importância procurando características universais da espécie humana.
P. 64 - “Análise da vida social” – “A formulação do pensamento social em bases cientificas dependeu, como vimos nos capítulos anteriores, do aparecimento de condições históricas exigindo a análise da vida social em sua especificidade e concretude. Dependeu também do amadurecimento do pensamento científico e do interesse pela vida material do homem.”
P. 64 – “Destruição da velha ordem feudal e a consolidação da nova sociedade” – “ A expansão da indústria, resultantes da Revoluções Burguesas que atingiram os países europeus durante o século XIX, trouxe consigo a destruição da velha ordem feudal e a consolidação da nova sociedade – a capitalista estruturada no lucro e na produção ampliada de bens.”
P. 65 – “se formar grandes monopólios e oligopólios” - “Começam a se formar grandes monopólios e oligopólios