Relatorios de fisica
I – NOES GERAIS
O relatÄrio de atividades deve em primeiro lugar, retratar o que foi realmente realizado no experimento, sendo de fundamental importÅncia a apresentaÇÉo de um documento bem ordenado e de fÑcil manuseio. AlÖm disso, deve ser o mais sucinto possÜvel e descrever as atividades experimentais realizadas, a base teÄrica dessas atividades, os resultados obtidos e sua discussÉo, alÖm da citaÇÉo da bibliografia consultada. O relatÄrio deve ser redigido de uma forma clara, precisa e lÄgica. Redija sempre de forma impessoal, utilizando-se a voz passiva no tempo passado. Ex. a massa das amostras sÄlidas foi determinada utilizando-se uma balanÇa.
Devem ser evitados expressáes informais ou termos que nÉo sejam estritamente tÖcnicos (N o utilize em hiptese alguma adjetivo possessivo, como por exemplo, minha rea o, meu banho, meu qualquer coisa). à bastante recomendÑvel, efetuar uma revisÉo do relatÄrio para retirar termos redundantes, clarificar pontos obscuros e retificar erros no original.
Uma atenÇÉo especial deve ser dada aos termos tÖcnicos, resultados, fÄrmulas e expressáes matemÑticas. As ilustraÇáes (tabelas, fÄrmulas, grÑficos) deverÉo vir na sequância mais adequada ao entendimento do texto e seus tÜtulos e legendas devem constar imediatamente abaixo.
II – TPICOS DE COMPOSIO:
1. IdentificaÇÉo
2. Resumo
3. IntroduÇÉo
4. Materiais e MÖtodos
5. Resultados e DiscussÉo
6. Conclusáes
7. Referâncias
1. Identifica o:
RelatÄrio N.
TÜtulo
Nome dos autores:
2. Resumo:
Inicialmente, deve ser feito um resumo dos principais aspectos a serem abordados no relatÄrio, tomando por base, as etapas constantes do procedimento experimental desenvolvido e dos resultados obtidos. Este item deve ser elaborado de forma clara e sucinta para proporcionar ao leitor os tipos de informaÇáes fornecidas no documento. N o deve ultrapassar 100 palavras.
3. Introdu o:
Apresentar os pontos