Motorola v3
Nenhuma outra marca representa mais a telefonia celular do que a americana MOTOROLA. Isso mesmo, americana, e não japonesa como muitos pensam. Com uma imagem jovem e comunicação moderna, a MOTOROLA se tornou sinônimo de comunicação. Comunicar, dividir, criar e divertir, quer seja com voz, texto, imagem, música e vídeo, só é possível atualmente, em grande parte graças a Motorola.
A história
A empresa foi fundada pelos irmãos Paul e Joseph Galvin com a razão social de Galvin Manufacturing Corporation na cidade de Chicago em 25 de setembro de 1928, tendo apenas cinco empregados. Tudo começou com um produto chamado eliminador de pilhas. O dispositivo permitia que os rádios a pilha funcionassem conectados à corrente elétrica residencial padrão. O primeiro sucesso comercial da empresa aconteceu somente em 1930, com o lançamento de um rádio para automóvel, prático e de preço acessível. Paul criou o nome da marca do rádio automotivo (MOTOROLA), unindo as palavras “motor” (em alusão a movimento) e “ola” (como referência a som, como em vitrola, por exemplo). Dessa forma, a marca MOTOROLA remetia à idéia de som em movimento. Nome perfeito para o produto. E também para o que ainda estava por vir. Ainda nos anos 30 outros produtos são colocados no mercado, sempre com inovações importantes. a MOTOROLA. Foi nos anos 40 que a empresa ganhou maior impulso com o lançamento de uma série de novos produtos como o primeiro rádio portátil bidirecional destinado ao Exército dos Estados Unidos, que se tornou um ícone das frentes de batalha na Segunda Guerra Mundial; e o primeiro sistema portátil bidirecional de radiocomunicação em FM, o famoso Handie-Talkie, este último introduzido em 1943 e que muitos consideram o avô do celular.
A fase mais importante da empresa começaria em 1973, quando apresentou um aparelho de comunicação móvel voltado para o consumo em massa: o telefone celular. Pouco depois, em 1977, foi colocado em teste um sistema rádio-telefônico batizado de