Rainha Elizabeth I
Elizabeth I (1533-1603) foi rainha da Inglaterra. Nasceu em Greewich, nos arredores de Londres. Criou a Bolsa de Londres. Durante seu reinado a Inglaterra tornou-se o principal centro financeiro da Europa. Filha de Henrique VIII e de sua segunda esposa Ana Bolena, que foi decapitada quando Elizabeth tinha apenas três anos. Perde o tútulo de princesa e passa a infância e a juventude fora da corte. Estuda línguas, música e dança. Volta à corte em 1544 com a autorização do Parlamento. Sobe ao trono com a morte de seus meio-irmãos Eduardo VI e Maria I. Durante os 45 anos de reinado a Igreja anglicana foi restabelecida e o poder centralizado. Elizabeth I viu a Inglaterra ser dona dos mares e da economia da Europa. Sua mãe foi decapitada, por ordem de Henrique VIII, quando começou a correr notícias de que a rainha estava traindo o rei.
Elizabeth foi coroada em 1558, com 25 anos, com a morte de Eduardo VI em 1553 e Maria I em 1558. Logo restabelece a estrutura anglicana para a Igreja e em 1562 restaura a soberania do rei como chefe supremo. Em 1563 o novo corpo eclesiástico define os 39 pontos básicos do anglicanismo.
A rainha centraliza o poder, fazendo-se representar em todas as partes do reino por xerifes e juízes de paz. Raramente convoca o Parlamento, tomando para si todas as decisões. Mantém uma política econômica mercantilista, surgindo nessa época as indústrias da construção naval, do ferro, do estanho, do chumbo e do enxofre.
Elizabeth funda em 1600 a Companhia das Índias Orientais. Os navegantes procuram a passagem de ligação entre a América e a Ásia. Francis Drake circunavega a terra. Na América é fundada Virgínia cujo nome homenageia a "Rainha Virgem".
Elizabeth II
Elizabeth II (1926) é a Rainha da Inglaterra. Em 2012, comemora o Jubileu de Diamante, 60 anos de Reinado. É a monarca do Reino Unido, que é formado pela Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia, País de Gales) e Irlanda do Norte. É a líder de mais 15 reinos da Commonwealt