O Reinado De Elizabeth I
Quem foi Elizabeth I e como ela chegou ao poder?
Apogeu do absolutismo inglês e fortaleceu o poder real
Estabilidade e desenvolvimento político (início da frota naval, conquista e montagem de colônias com as 13 colônias, ascensão da Marinha inglesa, derrotou a Espanha, os piratas, consolidou o anglicanismo, deu continuidade à política de cercamento iniciada por Henrique VIII)
Desenvolvimento econômico (ouro roubado pelos piratas e construção naval)
Desenvolvimento cultural (financiou autores romantistas como Sheakspeare)
Explicar porque século de ouro
http://www.brasilescola.com/historia/elizabeth.htm
O início da polêmica com o catolicismo veio entre o casamento de Henrique VIII com a espanhola Catarina de Aragão. O rei inglês queria um menino para ser o seu sucessor ao trono, então ele passou procurar uma nova esposa para casar-se novamente e conseguir seu objetivo que era um herdeiro, mas para Henrique conseguir se divorciar, o Papa Clemente VII deveria autorizar.
O papa não ter permitiu o divórcio, pois isto era contra a doutrina católica, então Henrique VIII criou a Igreja Anglicana, que serviu, primeiramente, para resolver suas questões pessoais e depois foi possível, por meio da Igreja Anglicana, fortalecer sua autoridade e supremacia. Feito isso, Henrique VIII conseguiu o divórcio e casou-se com Ana Bolena, mas ela deu-lhe uma filha que teve por nome Elizabeth. Como não havia conseguido ainda ter um menino, Henrique VIII, na busca pelo seu objetivo, acusou Ana de adultério e ela acabou sendo morta por essa acusação, dando oportunidade para ele casar-se novamente. Desse modo, o rei casou-se com Jane Seymour, que mesmo morrendo após o parto, gerou Edward I, o tão esperado filho e sucessor ao trono.
Quando Elizabeth completou 13 anos de idade, Henrique VIII morreu e como era de se esperar, o seu filho, Edward I, assumiu o trono com apenas nove anos de idade, mas ele acabou morrendo de tuberculose, então a sucessora por direito era