Rainha Elizabeth I
Elizabeth sucedeu Maria em 1558 e passou a reinar com um bom conselho. Uma de suas primeiras ações como rainha foi o estabelecimento de uma Igreja Protestante inglesa, da qual se tornou sua Governadora Suprema.
Elizabeth nunca se casou e ficou famosa por sua virgindade enquanto envelhecia.
No governo, Elizabeth foi mais moderada que seu pai e seus meios-irmãos. Um de seu lemas era video et taceo (Vejo e digo nada). Era relativamente tolerante em questões religiosas, evitando perseguições sistemáticas.
Representando o auge do governo absolutista na Europa o reinado de Elizabeth unificou a Inglaterra ao dominar a nobreza e afastar a Igreja do governo. Ao derrotar a Invencível Armada Espanhola, em 1588, Elizabeth abriu de vez o caminho para a Inglaterra se tornar a maior potência colonizadora do Novo Mundo sob o comando de Walter Raleigh e Humprey Gilbert. Mais tarde a Companhia das Índias Orientais dominaria o tráfico negreiro e as rotas comerciais.
Seu reinado é conhecido como Período Isabelino, famoso acima de tudo pelo florescimento do drama inglês, liderado por dramaturgos como William Shakespeare e Christopher