Tutorial multimetro
Multímetro
É um aparelho que permite a medição de várias grandezas elétricas, como intensidades de corrente, tensões elétricas, resistência elétricas, capacitâncias, indutâncias, frequências, temperaturas, entre outras…
Existem dois tipos de multímetro, os analógicos e os digitais:
• analógicos, nos quais a leitura é feita de maneira indireta, usualmente através do posicionamento de um ponteiro sobre uma escala;
• digitais, que fornecem a leitura diretamente em forma alfanumérica em um display.
Diferença básica entre mostradores analógicos e digitais:
Para alta precisão e resolução, o mostrador digital é bem melhor, pois exibe três ou mais dígitos para cada medição. A agulha da escala analógica é menos precisa e possui menor resolução efetiva porque você precisa estimar valores entre as linhas.
Funcionamento interno do Multímetro
O princípio básico de funcionamento interno de um multímetro analógico pode ser relacionado com o funcionamento de um amperímetro, voltímetro e ohmímetro. Galvanômetro, que nada mais é do que um amperímetro que funciona baseado na indução magnética que a passagem de corrente ocasiona sobre determinado sensor.
O termo analógico vem do fato de que há uma correspondência direta entre a posição da agulha indicadora e a intensidade da corrente que está sendo medida.
Neste instrumento, um imã em forma de ferradura cria um campo magnético que corta as espiras de uma bobina montada num tambor. Este tambor pode movimentar-se sobre um eixo e tem preso um ponteiro que se desloca sobre uma escala. Uma mola espiral de retorno garante que a bobina e ponteiro voltem à sua posição inicial quando a força que o movimenta desaparece.
Quando uma corrente circula pela bobina, o campo magnético que essa corrente cria interage com o campo magnético do imã, aparecendo então uma força que tende a girá-lo. O movimento é contraposto pela mola, de modo que o ponteiro tende a avançar tanto mais quanto maior for à força e, portanto