O Cabeleira
O Cabeleira
Trabalho de Português
Nomes: Wesley Martins Thiago Santos Daniel Lopes André Felipe
Turma: 2AED
Professora: Izabel
O Cabeleira
Introdução
Este trabalho é sobre o livro O Cabeleira, que foi o primeiro romance do cangaço, do escritor cearense José Franklin da Silveira Távora (Franklin Távora), surgiu da necessidade do autor de mostrar ao Brasil a cultura nordestina, em um romance que não se ocupa apenas de pura ficção.
A metodologia utilizada foi por várias pesquisas via internet, enriquecida com a leitura do livro.
Informações sobre autor
João Franklin da Silveira Távora nasceu no dia 13 de janeiro de 1842, no município de Baturité no Ceará.
Matriculou-se em uma faculdade de direito em 1859, onde concluiu em 1863. Foi funcionário público, deputado provincial, advogado e secretário do governo em 1873.
Em 1874 foi transferido para o Rio de Janeiro, para ser funcionário da Secretaria do Império, e foi aqui que sua carreira como romancista de carácter nordestino começou. Sua obra mais famosa é o livro, ‘’O Cabeleira’’, romance que se passa em Pernambuco no século XVIII.
Foi um grande crítico de grandes autores, como José de Alencar entre outros.
Franklin Távora é considerado um dos maiores escritores brasileiros, pois diferente da literatura sulista, suas obras abordavam lendas, tradições e culturas populares.
Após sua morte, foi Homenageado pela Academia Brasileira de Letras e atualmente é o patrono da 14 cadeira, indicado por Clóvis Beviláqua.
Informações sobre o livro
O livro “O Cabeleira” se passa no sertão pernambucano no século XVIII e conta a história de José Gomes, vulgo “Cabeleira”, e seu bando. O livro foi publicado em 1876 e possui 93 páginas.
O livro é um texto narrativo contado em terceira pessoa (Narrador personagem), repleto de artigos definidos e pronomes em terceira pessoa que podem ser observados nos seguintes trechos retirados da obra: