Uso do multimetro
Usar um multímetro é algo muito importante para quem trabalha em informática, na área da electrotecnia e electrónica, é um aparelho que nos permite fazer medições de grandezas eléctricas.
Serve de grande ajuda nas mais variadas situações sendo indispensável, e obrigatório.
Vou direccionar este pequeno how to para a informática não havendo grande necessidade de algo muito explicativo e intensivo, a ideia é apenas mostrar os aspectos mais importantes como funciona e como se usa.
O Multímetro: É um aparelho que permite a medição de várias grandezas eléctricas, tais como intensidades de corrente, tensões eléctricas, resistência eléctricas, capacidades, indutâncias, frequências, temperaturas, entre outras…
Existem dois tipos de multímetro, os analógicos e os digitais, vou aqui abordar apenas os digitais pois são mais fáceis de utilizar e a visualização do valor é imediata e são também os mais fáceis de encontrar, até nos chineses, vejam lá!!
Como já deu para reparar este pequeno aparelho permite várias leituras reduzindo assim a necessidade de usar vários para as diferentes grandezas.
Mas antes de avançarmos mais, acho necessário que se tenha umas noções muito básicas sobre electricidade para que se saiba o que se vai medir e porquê.
Corrente Eléctrica:
A electricidade é uma forma de energia, que é comum a toda a matéria.
Os átomos são constituídos basicamente por um núcleo (protões e neutrões) e por electrões que giram em torno desse núcleo.
Quando se diz que um corpo está carregado positivamente, diz-se que tem falta de electrões, e quando está carregado negativamente, tem electrões em excesso.
Ao movimento orientado dos electrões do potencial negativo para o positivo, dá-se o nome de corrente eléctrica, mas este fenómeno só acontece se houver diferença de potencial entre eles estiverem interligados por meio de um material condutor
Existem vários tipos de corrente, mas apenas vou falar na corrente contínua (CC, DC) e na