Fichamento
Um fichamento é um trabalho intelectual onde o aluno tem oportunidade de sistematizar suas leituras, de tal forma que tenha consigo um material de consulta permanente, ao qual ele poderá recorrer em diferentes momentos de sua vida acadêmica ou profissional.
Primeiro passo: Fazer uma leitura ininterrupta de todo o texto, ou do capítulo do livro, para somente se inteirar do assunto tratado. Neste momento pode-se anotar algum vocabulário não conhecido para posterior busca de sentido no dicionário.
Segundo passo: Fazer uma segunda leitura, agora mais criteriosa e para isso divida o texto em partes, de um subtítulo a outro, por exemplo, e, a cada parágrafo, vá grifando a ideia central do texto, conectando-a com a ideia de outro parágrafo e assim por diante. Algumas vezes é necessário voltar a ler o parágrafo mais de uma vez. Observe as chamadas palavras-chave, porque abrem possibilidades de ideias no texto, elas são importantes para um bom entendimento do conteúdo.
Para orientar o entendimento do texto, propomos algumas questões a serem respondidas após sua leitura: 1. Qual o tema ou assunto? Do que ele está falando e como apresenta a sua perspectiva? 2. Qual o tipo de texto? Acadêmico, de informação, jornalístico, técnico? 3. Qual o problema que o autor pretende desenvolver? Ou seja, o que levou o autor a escrever seu texto e qual tipo de questão que procura responder com sua argumentação? 4. A partir disso, como apresenta sua(s) ideia(s) central(is), qual é a(s) sua(s) proposição fundamental ou tese(s)? 5. Se ele defende determinada(s) tese(s), como constrói a estrutura de argumentos para fundamentá-la(s)? 6. Existem idéias secundárias, argumentações complementares que auxiliam na construção da(s) tese(s)?
Terceiro passo: Para os objetivos que nos propomos com o capítulo do livro de T. S. Eliot, “A função social da poesia”, siga os seguintes passos:
1º. Sintetize e ou descreva os tópicos principais abordados no