IBMEC
Lei de ohm e resistor em série e paralelo Experimento 1
Eletricidade
Turma:
Joao Gabriel Pereira
Matricula: 1327110059
Rio de Janeiro, 03 março de 2015
Lei de ohm e resistor em série e paralelo
Objetivo
Definir a relação entre tensão, resistência e corrente em circuitos .
Obter uma relação entre resistência equivalente total e resistores individuais quando eles estiverem conectados em serie e paralelo.
Introdução teórica
Lei de ohm: A lei de ohm é uma teoria de Georg Simon Ohm (1787-1854) que compreende os estudos realizados com a resistência elétrica determinando que a resistência é a razão da tensão sobre uma carga elétrica dividido pela corrente elétrica que está passando por ela. Essa teoria pode ser explicada pela fórmula da lei de Ohm que diz: R= E/ I onde, R é resistência elétrica, E a tensão elétrica e I a corrente elétrica.
Resistores em serie e paralelo: Em serie todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Os resistores são ligados um em seguida do outro, existindo apenas um caminho para a corrente elétrica. A ddp de uma associação de resistores em série é a soma das ddps em cada um dos resistores associados.
Ja em paralelo é um conjunto de resistores ligados de maneira a todos receberem a mesma diferença de potencial (ddp). Nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente elétrica, e desta maneira, os resistores não são percorridos pela corrente elétrica total do circuito, e a corrente, em uma associação de resistores em paralelo, é a soma das correntes nos resistores associados.
Material utilizado
-Placa de experimento número 1 – lei de ohm
-Rack de montagem BR 3
-Fonte de alimentação minipa 0 – 10V 2A
-Multímetro digital minipa
-Cabos de conexão