tutoria 2 Problema 2
MÓDULO II – Genética e Embriologia
PROBLEMA 2 – “teratogênese”
Abertura: 2ª feira 21/09/15 Fechamento: 5ª feira 24/09/15
Juliana estava muito feliz, pois completara doze semanas de gestação e acompanhado de seu marido Matheus iria se submeter ao primeiro ultrassom obstétrico.
Dra. Katia pareceu apreensiva durante o exame e ao fim do mesmo explicou a eles que a translucência nucal do feto estava aumentada. Dra. Kátia esclareceu que podia ser uma anomalia cardíaca em consequência da rubéola que ela teve na 5ª semana após a data da ultima menstruação.
Passo 1: Leitura e compreensão do problema OK
Palavras desconhecidas: translucência nucal; teratogênese;
Passo 2: Levantamento de elementos chave e frase resumitiva
Palavras chave assinaladas no texto.
Frase resumitiva:
Juliana realizou ultrassom obstétrico na 12ª semana de gestação no qual foi constatado aumento da translucência nucal do feto, que de acordo com a médica poderia ser uma anomalia cardíaca em consequência da rubéola contraída na 5ª semana após a última menstruação.
Passo 3: Tempestade de idéias
1. Planejamento familiar trata-se de uma avaliação e preparação física, psicológica e socioeconômica visando uma gestação consciente e saudável.
2. Para uma gestação saudável é necessário a busca do acompanhamento médico a fim de obter orientações adequadas, bem como exames que irão avaliar as condições de saúde da paciente em ter uma gestação normal.
3. As orientações recebidas pela paciente dizem respeito a fatores de risco relacionados a hábitos alimentares, culturais, vícios bem como fatores de proteção a fim de se ter uma gestação normal.
4. Algumas modificações no corpo da mulher são evidencias para o diagnóstico de gravidez, como atraso da menstruação, além do teste Beta HCG.
5. Alguns exames complementares são necessários para o acompanhamento da gestação, como ultrassom obstétrico, exames de