tutor
Luzia Rosa Barbosa
Liris Rejane Pacheco Naves
Antonia dos Reis Marciano de Moraes
Mateus Santiago de Oliveira
01 – Coleta de dados.
Para prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários, o governo federal executa o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.
São reutilizáveis os seguintes componentes: Matemática, Língua Portuguesa,
História, Geografia, Ciências, Física, Química e Biologia. Os consumíveis são:
Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Inglês, Espanhol,
Filosofia e Sociologia.
Um edital especifica todos os critérios para inscrição das obras. Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo MEC, que elabora o Guia do Livro
Didático, composto das resenhas de cada obra aprovada, que é disponibilizado às escolas participantes pelo FNDE.
Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no referido
Guia, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico. Para garantir o atendimento a todos os alunos, são distribuídas também versões acessíveis (áudio, Braille e MecDaisy) dos livros aprovados e escolhidos no âmbito do PNLD.
Aspectos positivos do PLi.
O papel do livro é de fundamental importância na vida escolar e social do nosso aluno. O desenvolvimento de um país reflete se na instrução educacional, pois isso terá sem sobra de duvida uma responsabilidade muito grande em toda sua estrutura. Mesmo não sendo o elemento central do aprendizado, o livro didático tem parcela muito grande nessa