Romantismo 1ªGeração
Considera-se que o período romântico no Brasil inicia em 1836, com a publicação da obra Suspiros Poético e Saudades, do poeta Gonçalves de Magalhães e vai até o ano de 1881, com a publicação do romance realista Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis.
Contexto Histórico
O Romantismo foi marcado por dois acontecimentos históricos: as Revoluções Industrial e Francesa. A vida social estava dividida entre a burguesia industrial e o surgimento da classe operária, os proletariados. A burguesia ganhava poder e o capitalismo se desenvolvia cada vez mais, enquanto os impérios feudais e a aristocracia estavam em ruínas.
O ideal da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade alcançou a América Latina e foi essencial para desencadear a independência das metrópoles de Portugal e da Espanha.
A maioria das revoluções presentes nesse contexto histórico foi influenciada pelo iluminismo, que surgiu durante o século XVIII na Europa, defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns: A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia, o Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão e o predomínio da burguesia e seus ideais.
Revolução Industrial - gerou um clima de insatisfação por parte da sociedade. Os inventos tecnológicos foram, aos poucos, agilizando o modo de produção em