Emile Durkheim e a Solidariedade Mecânica
Na solidariedade mecânica é considero mais importante à consciência coletiva à consciência individual, extinguindo assim a personalidade do indivíduo. Ou seja, o indivíduo pertence a uma sociedade e a consciência individual é uma simples dependência do tipo coletivo e todos os indivíduos são parecidos.
Nesse tipo de solidariedade as sociedades não dividem o trabalho, e assim acabam se tornando, ou seja, sendo consideradas sociedades primitivas ou pré-capitalistas, como clãs e tribos.
Já na solidariedade orgânica a sociedade possui divisão de trabalho, e é considerada mais desenvolvida se comparada à solidariedade mecânica; possuem indivíduos diferentes, propicia a possibilidade de cada um possuir sua própria personalidade e esfera de ação, com a consciência coletiva deixando espaço para a consciência individual. Esse tio de solidariedade é dependente da sociedade, pois dependem das partes que a compõem, cada exercendo a sua parte e seguindo uma hierarquia.
Assim nos perguntamos qual a diferença entre solidariedade mecânica e solidariedade orgânica?
Assim podemos dizer que a solidariedade vem da divisão social do trabalho, ou seja, a divisão do trabalho gera solidariedade. Assim, em uma sociedade com pequena divisão do trabalho a solidariedade é menor, a coesão do grupo é menor, pois você não precisa muito do trabalho do outro para viver. É a chamada solidariedade mecânica.
Oposto a isso, quanto mais a sociedade se diversifica, quanto maior a divisão do trabalho, maiores são os laços que ligam uma pessoa a outra, pois mais dependente das outras pessoas você se torna para, essa solidariedade que é mais forte dizemos que ela é uma solidariedade orgânica.
Max Weber
A ação é social ocorre quando existe pontos de referência ao comportamento de outros na elaboração e no sentido da ação. A tarefa da sociologia para Weber é interpretar essa ação social. Interpretar é deter o sentido da ação. E dessa forma Weber define