fgbfbgf

1974 palavras 8 páginas
O objetivo desse trabalho é analisar a obra Da Divisão Do Trabalho Social, de Émile Durkheim, na totalidade de seus capítulos.

Escolhemos estudar esse tema porque se trata de uma análise feita a partir dos atos sociais, das atitudes que cercam os grupos sociais no dia a dia e explicam os fenômenos impostos pelos mesmos. Nessa obra, Durkheim analisa as funções sociais do trabalho na sociedade e procura mostrar como na modernidade tal divisão é a principal fonte de coesão ou solidariedade social.

A metodologia classifica a sociedade em dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica, que associou a dois tipos de lei, por ele denominados de direito repressivo e direito restitutivo. Sendo assim, cada um representa:
Direito repressivo é o revelador da consciência coletiva nas sociedades de solidariedade mecânica e ele deve assegurar acima de tudo a subordinação da consciência individual à consciência coletiva, que é fator relevante da integração social. Quanto mais a consciência coletiva for forte, mais atos serão considerados crimes, quer dizer, atos que violam um imperativo social, ou ainda que firam diretamente a consciência coletiva.

- Onde predomina solidariedade orgânica, a integração da sociedade não depende tanto da vigência de um sistema de crenças e sentimentos comuns a todos, mas de uma moral profissional para cada atividade especializada e de normas legais que viabilizam a dependência mútua. O direito nesta sociedade individualista possui a função de manter o mínimo de consciência coletiva para que a sociedade não entre num processo de desintegração.
O objetivo desse trabalho é analisar a obra Da Divisão Do Trabalho Social, de Émile Durkheim, na totalidade de seus capítulos.

Escolhemos estudar esse tema porque se trata de uma análise feita a partir dos atos sociais, das atitudes que cercam os grupos sociais no dia a dia e explicam os fenômenos impostos pelos mesmos. Nessa obra, Durkheim analisa as funções sociais do trabalho na sociedade

Relacionados