Romantismo
Disciplina: Literatura
O Romantismo foi um movimento artístico,que surgiu no final do século XVIII e teve como principais características a criatividade ilimitada e a imaginação individual de cada um dos indivíduos. O movimento foi dividido em três grandes fases, onde a última foi considerada uma fase de transição deste movimento.
Este movimento procurou dar ênfase às emoções humanas, ao sentimento de cada um dos pintores e à força da natureza, como nas obras de William Turner, que reflete a fúria do oceano e de outros fenômenos.
1ªGeração-Nacionalista ou Indianista
Era voltada para a natureza, o regresso ao passado histórico e ao medievalismo. Cria um herói nacional na figura do índio, de onde surgiu a denominação de geração indianista. O sentimentalismo e a religiosidade são outras características presentes
-Principais autores: podemos destacar Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Araújo Porto Alegre.
-Principais obras: Suspiros poéticos e Saudade, Brasilianas e Primeiros, Segundos e Terceiros contos; Os Timbiras
-Caracteristicas: nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileiro (linguagem), a evasão do tempo e espaço, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltação da liberdade, a expressão de estados de alma, emoções e sentimentalismo.
2ªGeração Ultrarromântica
Também conhecida como Byroniana, recebeu a denominação de mal do século pela sua característica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão.
-Principais autores: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Junqueira Freire e Pedro de Calasans.
-Principais obras: Pálida à Luz, Soneto, Lembranças de Morrer, Noite na Taverna. Casimiro de Abreu escreveu As Primaveras, Poesia e Amor, etc. Fagundes Varela, embora byroniano, já tinha em sua poesia algumas características da terceira geração do romantismo.
-Características: foram o profundo subjetivismo, o