Um breve resumo sobre as reações químicas de adições
As reações de adição são características de alcenos, alcinos e dienos. Também ocorem com compostos aromáticos em condições adequadas e podem modificam o comportamento dos ciclanos.
1. Adição de H2 ou Hidrogenação Catalítica - Consiste na reação dos alcenos e alcinos com gás hidrogênio (H2), que é catalisada por um dos seguintes metais: Ni, Pt ou Pd.
2. Adição de Halogênios - Os halogênios Cl2 e Br2 reagem com Alcenos e Alcinos. O produto obtido é um di-haleto no qual os átomos de halogênios estão posicionados em carbonos vizinhos, chamado de di-haleto vicinal. Ao contrário da hidrogenação, essa reação não necessita de catalisador para que seja viável.
3. Adição de Haletos de Hidrogênio (HX) - HCl, HBr e HI adicionam-se a alcenos. Essa reação é catalisada pelos íons de H+ liberados pelo próprio haleto de hidrgoênio HX. Já no caso dos alcinos, a Regra de Markovnikov é quem direciona as reações.
4. Adição de Água - Também conhecida como hidratação, acontece de modo semelhante à adição de HX. Esse método permite obter álcoois a partir de alcenos. Já em alcinos, se transforma em un aldeído ou numa cetona, dependendo do alcino utilizado.
5. Adição de Ácido Sulfúrico - Segue o mesmo padrão das reações anteriores, porém neste caso se forma um éster inorgânico. 6. Reações de Adição a Dienos - Os dienos, são dividos pelos químicos em trÊs grupos: os dienos acumulados, os dienos conjugados e os dienos isolados. Os dienos acumulados comportam-se como se fossem "um alceno em dobro" nas reações de adição, podendo sofrer adição em uma ou nas duas ligações duplas. Os dienos isolados seguem o mesmo padrão dos dienos acumulados. Já os dienos conjugados exibem comportamento especial. Quando 1 mol de dieno conjugado reage com 1 mol da susbstância a ser adicionada, dois caminos são possíveis: a adição normal (ou adição 1,2) e a adição conjugada (ou adição 1,4). Em geral, o aumento de temperatura pode influenciar o produto da reação,