Operaçes unitarias
TÉCNICO EM QUÍMICA – MÓDULO III
PL de OPERAÇÔES UNITÀRIAS
OPERAÇÕES UNITÁRIAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DA PRODUÇÃO DO CIMENTO
ESCOLA MADRE PAULINA
2012
ANA ROCHA SANTOS AMARO
TÉCNICO EM QUÍMICA – MÓDULO III
PL de OPERAÇÕES UNITÀRIAS
OPERAÇÕES UNITÁRIAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DA PRODUÇÃO DO CIMENTO
Trabalho apresentado à Disciplina de Operações Unitárias do curso Técnico em Química da Escola Madre Paulina, sob a orientação do Prof. Heryck J. Stella como requisito fundamental para composição da carga horária e média de aprovação.
ESCOLA MADRE PAULINA
2012
RESUMO
Os primeiros materiais aglutinantes empregados em alvenaria foram argila, argamassa de cal e gesso vivo. Os egípcios usaram gesso nas pirâmides e os romanos fabricaram um ligante à base de cimentos naturais de lava vulcânica. No século I A.C, Vitrúvio já conhecia as propriedades aglutinantes das misturas de cal, areia e cascalho. Os cimentos hidráulicos, que endurecem em contato com a água, já eram conhecidos na antiguidade. Em 1756 o engenheiro britânico John Smeaton observou que os melhores cimentos hidráulicos eram obtidos de calcário impuro, ao contrário do minério puro usado até então. Em 1824 Joseph Aspdin, também britânico, descobriu que a escória dura, ou clínquer, moída e misturada com água, produzia cimento de melhor qualidade. A argamassa à base de cimento, areia e água apresentava características similares às das pedras extraídas da ilha de Portland, de onde veio essa denominação do cimento. E com o tempo foram se aprimorando o processo para sua obtenção até que estudamos cada operação unitária deste processo.
Palavras chave: CIMENTO, MATERIAIS e PROCESSO.
SUMÁRIO
Introdução..................................................................................................................1
Desenvolvimento